CURIOSIDADESDIREÇÃO HIDRÁULICA

O que é Direção Hidráulica?

A direção hidráulica é também conhecida como direção assistida. Seu principal objetivo é reduzir o esforço do motorista ao fazer manobras com o volante.

Durante muito tempo a direção hidráulica foi considerada um produto de luxo para os brasileiros, acostumados aos carros duros e populares que eram vendidos no mercado nacional. Hoje ela é um artigo essencial em todos os carros, desde os mais leves aos mais pesados.

Como funciona

O seu sistema contém uma bomba hidráulica, reservatório de óleo, tubulações de alta e baixa pressão, além do mecanismo de direção. E para que sua direção hidráulica funcione bem é preciso que todo o conjunto de peças esteja funcionando corretamente e em bom estado.

Se o seu carro tem direção hidráulica, na hora de fazer uma manobra, você simplesmente comanda todo o conjunto de peças, sem nenhum esforço e conta com uma força externa produzido pelo próprio mecanismo. Ou seja, o maior trabalho não é feito pelo motorista, e sim, pela própria hidráulica. Ela ocorre com a ajuda do fluido, que de um lado e outro da cremalheira, fica em alta pressão.

 

Quando o motor é ligado, a bomba hidráulica recebe o comanda para ser ativada, utiliza o fluido do reservatório e manda toda a pressão produzida para o mecanismo de direção. E quando suas peças não estão funcionando bem, ou tem problemas na manutenção, o mecanismo envia a ordem para a direção comum.

 

Direção Comum x Direção Hidráulica

A direção comum é quando o motorista vira o volante e a cremalheira é exclusivamente movida pela força do volante, isto é, que o motorista faz sobre ele. Desta forma, ela é dura e muito pesada, principalmente para mulheres e pessoas com pouca força.

Já a direção hidráulica conta com todo um sistema engendrado funcionando. Veja o seu processo:

  1. O motorista vira o volante
  2. O volante gira a barra de torção automaticamente
  3. Ela, por sua vez, contem o pinhão – uma espécie de engrenagem- que gira sozinho sobre a cremalheira.
  4. O pinhão consegue mover a barra dentada, a cremalheira, para o lado oposto que o volante foi girado.
  5. A cremalheira liga algumas peças, que se parecem com pequenos braços interligados a ela, e desloca as rodas girando em direção a força recebida no volante.

Em casos de veículos maiores, como os ônibus e caminhões, o sistema contém mais peças para suportar o peso e a força necessárias para fazer as rodas girarem na direção que o motorista deseja em questões de segundo.

Todo o sistema da direção hidráulica funciona pela pressão do óleo que é entra em cena quando o motorista mexe no volante. No volante tem uma válvula que abre e fecha quando há uma pressão de força sendo exercida no volante. È ela que permite que o óleo que sai quando a válvula se abre exerça uma pressão sobre o pistão e por conseqüência, acione a barra de direção.

A direção hidráulica, no entanto, gasta mais combustível, porque sua bomba funciona o tempo todo, jogando fluido sem parar para que quando necessário, ela esteja já pronta para funcionar, e como conseqüência, ela desperdiça potência. Mas o consumo excessivo, por causa da potência exigida, não faz uma grande diferença, se considerar o conforto que a direção hidráulica propõe aos motoristas.

 

Direção Hidráulica Progressiva

A direção hidráulica progressiva é um mecanismo um pouco diferente, que torna o volante mais rígido de acordo com a velocidade. Sua direção, que é eletrônica, lê a velocidade necessária e liga a válvula para comandar o fluxo de óleo no sistema, e é justamente o fluxo que faz a direção ficar mais leve ou pesada.

Em comparação, é preciso entender que nos carros com direção hidráulica tradicional, a direção fica mais maleável a medida que o carro corre. Ou seja, quanto mais você correr, melhor fica a direção. Assim, a bomba permite uma maior quantidade de fluido de acordo com as rotações do motor, o que facilita na direção. Já o sistema eletrônico, a direção hidráulica progressiva, a centralina é que recebe as informações necessárias da velocidade.

Essas informações são repassadas por um sistema de sensores e quando chegam na válvula, elas determinam a sua abertura ou fechamento e assim controlam a quantidade de fluido que irá passar. Ele é recomendado porque mantém a direção de uma única forma, sem fazer diferença a velocidade que você está com o carro, e por assim ser, ela é mais segura e estável.

Direção Hidráulica Progressiva - Ilustração

Cuidados básicos com a Direção Hidráulica

  • Verifique o nível do fluido sempre que possível. E quando for necessário completar o fluído, só faça isso com um que seja compatível com todas as diretrizes do manual do proprietário. Caso contrário, você pode detonar sua direção hidráulica.
  • Se a quantidade de fluido está muito baixa leve o seu carro para uma vistoria. E se ao completar, o fluido volta a abaixar, é preciso fazer uma análise cuidadosa do sistema de direção hidráulica e encontrar os possíveis problemas. Possivelmente o problema será um vazamento e somente especialistas no assunto poderão ajudá-lo de forma eficaz.
  • Faça revisão das peças de tempos em tempos. O bom funcionamento do seu sistema depende do bom condicionamento de todas as peças. A cada 50 mil km é necessário fazer um chek up geral, é claro que este e o prazo máximo e nada impede que você faça a revisão antes.
  • E se por algum motivo não haja óleo no sistema, não se desespere! A direção funciona da mesma forma, mas não hidraulicamente, mas de forma mecânica. Você notará que para girar o volante precisará exercer uma força muito maior.

 

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